segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Liga Sagres: V. Guimarães empata (2-2) com U. Leiria e atrasa-se na corrida pelo "comboio da Europa"

O V. Guimarães empatou a duas bolas com a U. Leiria, no penúltimo encontro da 6ª Jornada da Liga Sagres, disputado esta noite no Estádio D. Afonso Henriques, na cidade-berço.

A partida ficou marcada pelas várias oportunidades desperdiças por ambas as equipas, e pela grande entrega dos jogadores.


Crónica do Jogo:

Com grande necessidade de pontuar para não se atrasarem na classificação geral, V. Guimarães e U. Leiria entraram em campo dispostas a lutar pelos 3 pontos.

Depois de um enorme equilíbrio e de muitas oportunidades falhadas, Nuno Assis inaugura o marcador para os homens da casa, num belo remate de fora da área.

A perder, o técnico Manuel Fernandes coloca em campo Ronny, especialista na marcação de livres directos, para tentar chegar ao empate num lance de bola parada.

Aos 41 minutos, a U. Leiria chega realmente ao golo, não através de um lance de bola parada, mas sim de um excelente contra-ataque conduzido por Cássio e Carlão.

Ao intervalo, registava-se um empate no D. Afonso Henriques, o que deixava descontentes os adeptos vimaranenses, que começaram a destruir algumas cadeiras.


No início da 2ª parte, os leirienses entraram melhor e, aos 52 minutos, marcam o 1-2, por intermédio de Paulo Vinícius.

Pouco depois, Nelo Vingada fez entrar Santana Carlos e Custódio, para os lugares dos médios defensivos Desmarets e Flávio Meireles, mas a equipa não reagia ao golo sofrido.

Com o tempo a passar, o público a assobiar e a U. Leiria a pressionar, os jogadores vimaranenses ficaram muito nervosos, cometendo várias faltas e algumas falhas técnicas.

Mesmo assim, aos 78 minutos, o avançado Roberto empata a partida, num grande golpe de cabeça, aproveitando um erro do gurdião Djuricic, algo que deixou os leirienses "de rastos".

Nos últimos minutos, ambas as equipas ainda procuraram o golo da vitória, mas o resultado não se iria alterar, acabando por ditar a distribuição de 1 ponto para cada formação.


POSITIVO - A exibição da U. Leiria, sobretudo depois da entrada do defesa-esquerdo Ronny

NEGATIVO - A atrapalhação dos jogadores do V. Guimarães, após terem sofrido o 1-2, e a destruição de algumas cadeiras por parte dos adeptos vitorianos


Ficha do Jogo:

Estádio: D. Afonso Henriques, em Guimarães

Árbitro: Paulo Baptista (AF Portalegre)

V. GUIMARÃES – Nilson; Alex, Moreno, Lazzaretti e Andrezinho; Desmarets, Flávio Meireles, Jorge Gonçalves e Nuno Assis; Tiago Targino e Roberto

Jogaram Ainda: Santana Carlos e Custódio

Suplentes não utilizados: Serginho, Kamani, Milhazes, João Alves e Tiago Alencar


U. LEIRIA – Djuricic; Pateiro, Panandetiguiri, Bruno Miguel e André Santos; Mamadou Tall, Silas e Paulo Vinicius; Diego Gaúcho, Carlão e Cássio

Jogaram Ainda: Ronny e Tiago Luís

Suplentes não utilizados: Hélder Godinho, Stélvio Cruz, Kalaba, Pedro Cervantes e Outarra


Jornalista: João Miguel Pereira

sábado, 19 de setembro de 2009

Liga Sagres: Leixões vence V. Guimarães por 3-1 com golos de Laranjeiro, Pouga e Zé Manuel

O Leixões venceu esta noite o V. Guimarães por 3-1 no jogo de abertura da 5ª Jornada da Liga Sagres, disputado no Estádio do Mar, em Matosinhos.

Com esta vitória, os leixonenses passam a ocupar o grupo dos 8º classificados (onde também se encontra o V. Guimarães) com apenas 5 pontos.

Crónica do Jogo:

Numa partida nem sempre bem jogada, a equipa de Matosinhos foi sempre a mais perigosa, não permitindo que o adversário se aventurasse na área contrária.

O primeiro jogador a abrir as hostes foi Laranjeiro, ao rematar forte e colocado, logo aos 4 minutos da partida. No entanto, o remate do atleta do Leixões não teve sucesso, pois a bola saiu bastante ao lado da baliza de Nilson.

Aos 18 minutos, Tiago Contra aventura-se na área vimaranense e é travado em falta por Alex. O árbitro assinala grande penalidade, que Laranjeiro transforma na perfeição, fazendo o primeiro golo do jogo.

A perder, O V. Guimarães consegue reagir e equilibra a partida, tentando chegar o mais rapidamente possível ao empate.

À passagem da meia-hora, Nuno Assis tem um "rasgo de génio", conseguindo passar por toda a defensiva leixonenese, fazendo assim o golo da igualdade.

Até ao intervalo não houve mais nenhum lance digno de registo, mas convém referir que neste período de tempo o Leixões teve muito mais posse de bola.


Na segunda parte, os matosinhenses voltaram a entrar "a todo o gás", e o avançado Pouga consegue chegar ao golo, aos 48 minutos.

Os minhotos equilibram novamente a partida, até aos 70 minutos, altura em que acontece o "caso do jogo", que vai mudar por completo o rumo dos acontecimentos: numa jogada inofensiva, Douglas tem uma entrada algo dura, que é punida com cartão amarelo; assim que viu o cartão, o jogador brasileiro "perde a cabeça" e berra com o árbitro, dizendo que não fez nada. Perante esta atitude, o juiz da partida mostra cartão vermelho directo ao avançado, que ainda ficou mais nervoso, levando bastante tempo a abandonar o terreno de jogo.

Nelo Vingada ainda tentou colocar mais frescura no ataque, com a entrada de Rui Miguel, mas os jogadores vitorianos estavam de "cabeça quente" e o desnorte era demais evidente.

A qualidade de jogo e os lances perigosos acabaram por aqui, mas no último minuto da partida, Zé Manuel ainda "fez o gosto ao pé", marcando mais um golo para o Leixões e fixando o resultado em 3-1, favorável à equipa da casa.


POSITIVO - O "renascimento" do Leixões da temporada passada: uma equipa personalizada, forte, empenhada e com sentido de baliza

NEGATIVO - A atitude de Douglas, que se prejudicou a si próprio e a toda a sua equipa, que até então estava a fazer um jogo razoável


Ficha do Jogo:

Estádio: Mar, em Matosinhos

Árbitro: João Ferreira (AF Setúbal)


LEIXÕES - Diego; Laranjeiro, Nuno Silva, Tucker e Benitez; Wénio, Fernando Alexandre e Leo; Caué, Pouga e Tiago Cintra

Jogaram Ainda: Zé Manuel e Hugo Morais

Suplentes não utilizados: Berger, Fábio Espinho, Joel, Jean Sony e Vinh.


V. GUIMARÃES - Nilson; Alex, Sereno, Lazzaretti e Andrezinho; Flávio Meireles, Desmarets, Jorge Gonçalves e Nuno Assis; Douglas e Tiago Targino.

Jogaram Ainda: Roberto e Rui Miguel

Suplentes não utilizados: Serginho, Moreno, Marquinho, Milhazes e João Alves


Disciplina: cartão amarelo a Pouga (7'), Jorge Gonçalves (26'), Benítez (35'), Douglas (69') Lazzaretti (72'), Marquinho (73'), Sereno (77') e Diego (90); cartão vermelho directo a Douglas (69')


Jornalista: João Miguel Pereira

sábado, 12 de setembro de 2009

Liga Sagres: V. Guimarães vence Naval por 3-0 com golos de Roberto, Lazzaretti e Flávio Meireles

O V. Guimarães venceu esta noite a Naval por 3-0 no encontro que abriu a 4ª Jornada da Liga Sagres, disputado no Estádio D. Afonso Henriques, na cidade-berço.

A partida ficou marcada pela pouca entrega dos jogadores de ambas as equipas e pela fraca assistência, apesar de ter estado uma noite primaveril.


Crónica do Jogo:

Cedo se percebeu, praticamente desde o apito inicial do árbitro João Capela, que esta noite de futebol iria ser igual a tantas outras assistidas na época passada, ou seja, mal jogada e com raras oportunidades de golo.

Roberto e Douglas eram os mais inconformados, mas a pontaria dos vimaranenses estava muito fraca e os poucos remates acertavam em tudo, menos na baliza da Naval.

Mesmo assim, aos 25 minutos, os avançados brasileiros fizeram uma jogada fenomenal (finalizada por Roberto) e conseguiram marcar o primeiro golo, para espanto das poucas dezenas de adeptos que assistiam ao jogo.

Pouco depois, Douglas teve mais uma soberana oportunidade para ampliar a vantagem, mas o remate do jogador saiu ao lado das redes navalistas.

Ao intervalo, o marcador registava uma vantagem mínima para o V. Guimarães, que se poderia considerar injusta, pois os vimaranenses tinham sido, de longe, a melhor equipa em campo.

Na segunda parte, Nelo Vingada trocou Douglas por Rui Miguel, enquanto Fernando Mira (novo técnico da Naval, depois do despedimento de Ulisses Morais) tirou José Mário e Kerrouche fazendo entrar Baradji e Tandia.

Com uma defesa mais fraca, pois a Naval precisava de ir em busca do prejuízo, a equipa da Figueira da Foz abre espaços e permite rápidos contra-ataques dos vimaranenses.

Foi neste tipo de jogo que o V. Guimarães consegue marcar mais 2 golos, por intermédio do defesa Lazzaretti e do médio Flávio Meireles, já perto do fim do jogo.

O último apito de João Capela foi um alívio para os jogadores da Naval, pois já não iriam sofrer mais nenhum golo, e para os espectadores, que durante 90 minutos viram apenas 3 tentos e um par de remates sem qualquer perigo.


POSITIVO - Toda a equipa do V. Guimarães, pois nos tempos que correm marcar 3 golos num só jogo já é motivo de destaque

NEGATIVO - A pouca entrega dos jogadores e, mais uma vez, a fraca assistência a uma partida da Liga Sagres


Ficha do Jogo:

Estádio: D. Afonso Henriques, em Guimarães

Árbitro: João Capela (AF Lisboa)

V. GUIMARÃES - Nilson; Alex, Sereno, Lazzaretti e Andrezinho; Flávio Meireles; Jorge Gonçalves, Desmarets e Tiago Targino; Roberto e Douglas.

Jogaram Ainda: Rui Miguel, Marquinho e Carlitos

Suplentes não utilizados: Serginho, Moreno, Milhazes e Custódio


NAVAL - Peiser; Tiago, Gomis, José Mário e Diego; Godémeche e Bruno Lazzaroni; Bolívia, Marinho, Michel Simplício e Kerrouche.

Jogaram Ainda: Alex, Baradji e Tandia

Suplentes não utilizados: Jorge Baptista, Lupede, Davide e Camora.


Disciplina: cartão amarelo a Roberto (29'), Diego Ângelo (30') e Gomis (39')


Jornalista: João Miguel Pereira